QR Codes – Esses símbolos estranhos com um potencial imenso

0 Posted by - 29 de Maio de 2013 - Opinions

Os Smartphones são a tecnologia que demonstra a maior taxa de crescimento na atualidade, sendo que a taxa de penetração em Portugal já se encontra em cerca de 35%.
Diáriamente, são desenvolvidas novas formas de tirar partido destes aparelhos ao nível da comunicação e marketing. Os QRCodes não escapam a este desenvolvimento. À medida que mais e melhores aparelhos são introduzidos no mercado, cresce o potencial de audiência para todas as funcionalidades que os smartphones disponibilizam.

Utilizados de forma inteligente, os QRCodes podem ser importantes motores de engagement e impulsionadores de resultados para as marcas. Existem inúmeros exemplos de utilização com sucesso deste tipo de mecanismos.
Deixemo-nos de utilizar os QRCodes como simples apontadores para sites ou vídeos e concentremo-nos em encontrar formas inteligentes de tirar partido deste tipo de ferramenta que pode facilmente fazer parte de uma imensa variedade de suportes de comunicação. Desde cartazes a revistas, websites, embalagens de produto, cartões de visita, entrada de lojas ou até sítios mais arrojados como em fachadas de prédios, calçada portuguesa, em autocarros, etc., os QRCodes podem de facto ser introduzidos de forma harmoniosa em qualquer suporte sem interferência nos objetivos de comunicação. Aliás, os mesmos símbolos poderão servir o propósito de aumentar o potencial das campanhas para as marcas.

Ideias para QR codes eficazes

Resta-nos agora utilizar estes pequenos símbolos de forma mais interessante para o consumidor. Porque não associar uma vantagem imediata ao scan do QRCode para promover uma venda? Um voucher de desconto, instruções de utilização, informação útil como contactos de centros de suporte e assistência.
Dar um incentivo concreto ao consumidor para lêr o QRCode é uma das práticas recomendadas mundialmente e pouco temos assistido a este tipo de utilização em Portugal. Num mercado que cada vez mais valoriza benefícios como vouchers e descontos imediatos parece-me que teremos todas as condições para criar aqui novas formas de utilização do QRCode.
Porque não incluir na comunicação com o QRCode, uma instrução simples a sugerir o download do leitor de QR Codes da APP Store?
Sabemos que os Smartphones farão inevitavelmente parte da nossa vida, à medida que a sua entrada no mercado disponibiliza o acesso a novas apps e funcionalidades. Sabemos que os Smartphones ou outros dispositivos destinam-se a um propósito…melhorar as nossas vidas e potenciar o ser humano.

Carlos Botão