Entrámos na Era do Mobile Media?

0 Posted by - 8 de Julho de 2013 - Opinions

Os últimos 30 anos demonstraram que a tecnologia mobile evolui a uma velocidade incrível.
Cerca de 30 anos de evolução mostram-nos que através dos atuais Smartphones com capacidade de processamento superior aos primeiros computadores, seria possível enviar naves para o espaço. A capacidade de processamento, dimensão dos ecrãs, conectividade e a elevada mobilidade tornam os aparelhos de hoje ferramentas fantásticas que também são utilizados para falar ao telefone.
É com esta drástica alteração nos padrões de utilização que os Smartphones ocupam cada vez um papel mais ativo e necessário no dia a dia dos consumidores.

A Media e o Mobile

O acesso móvel à Internet, redes sociais e a um conjunto quase ilimitado de apps que surgem todos os dias tornam o Smartphone uma peça fundamental que tem vindo a alterar o comportamento de diversos setores de negócio. A Media não foge a esta tendência imparável. Contrariar esta evolução seria um erro dramático e uma resistência a algo que não conseguimos controlar.
As novas gerações absorvem as novas tecnologias e utilizam-nas quase desde a data de nascença. É bem provável que o Smartphone evolua e se transforme em alguma outra coisa que melhore ainda mais o acesso à informação. Óculos especiais? Um misto entre relógio e smartphone? Não tardará muito para sabermos.
Sem dúvida que a integração de meios com o mobile é um caminho que já estamos a percorrer.
Desde o mobile shopping, mobile vídeo, mobile advertising e mobile/social games, os tipos de utilizações multiplicam-se.
Pode a publicidade ser intrusiva em aparelhos que se entendem como de utilização privada e pessoal? Provavelmente sim, no entanto, estamos cada vez mais ligados a sistemas inteligentes onde interagimos diariamente.

O Mobile Media VS Media Tradicional

O segredo do sucesso das marcas não está em utilizar o smartphone como meio para a difusão de publicidade ,mas sim utilizar o potencial de engagement e a mobilidade que estes dispositivos oferecem para despoletar o interesse do consumidor e levá-lo à interação com a marca. O futuro mostra-nos um caminho muito claro. A conjugação dos meios tradicionais, com o engagement através de Smartphones, será uma das tendências crescentes. E a media Outdoor (hoje também conhecida por Out-of-Home) está muito bem posicionada para tornar essa interação num tremendo sucesso pela forte presença que oferece junto da audiência e dos consumidores. Apesar de tudo, o Outdoor está sempre no caminho do consumidor. Resta apenas ativar a interação com os Smartphones/consumidores.

O FUTURO!

O Mobile é o futuro? Achamos que sim, mas sempre potenciado pelos restantes meios.

Carlos Botão