8 dicas para melhor utilização de QR codes

0 Posted by - 29 de Maio de 2013 - Opinions

1. Certifique-se de que serve um propósito

Este parece ser um problema menor nos últimos meses, mas ainda há casos de QR codes usados em publicidade sem qualquer finalidade perceptível.
Portanto, antes de inserir um QR code no seu próximo anúncio de revista ou cartaz publicitário, pense sobre o que realmente este acrescenta à experiência do utilizador.

2. Evite linkar para um site de desktop

Outra regra de ouro de QR codes é que estes nunca devem apontar os utilizadores para um website de desktop.
Os QR Codes são uma experiência eminentemente mobile portanto o conteúdo tem de estar sempre optimizado para esta plataforma.

3. Localização

É essencial que o QR code esteja colocado numa posição de boa visibilidade onde o mesmo seja fácil de scanear, preferencialmente ao nível dos olhos. A expêriencia tem de ser oferecida aos utilizadores de bandeja para que não encontrem qualquer tipo de dificuldades.

4. O tamanho importa

O tamanho mínimo de um QR code é de 2,5cm quadrados o que não só dificulta o scan como também vai passar despercebido por muitas pessoas.
O QRstuff.com mostra-nos que a relação entre a distância de scaneamento e o tamanho mínimo do QR code é de aproximadamente 10:1. Assim, um QR code impresso de 2,5cm terá uma distância de digitalização efectiva de cerca de 25cm. Moral da história; quanto maior, melhor!

5. Use um encurtador de URL

Quanto mais dados tentar armazenar num QR code menor os pontos se tornam, o que por sua vez significa que é mais difícil para os smartphones lê-los.
Assim, a fim de reduzir o número de pixéis e simplificar o seu código é melhor usar um encurtador de URL como Goo.gl ou bitly.

6. Informar os utilizadores do que podem ganhar

É improvável que os consumidores retirem o seu telefone do bolso, a menos que saibam que o scaneamento do QR code lhes trará mais-valias.

É essencial que seja claro para onde o QR code reencaminha e, dependendo do seu target, que sejam disponibilizadas instruções sobre como fazer o download de um leitor de QR Code.

Instruções para digitalizar o código podem ser um simples call-to-action: “Digitalizar para obter voucher”, ou “Digitalizar para ler comentários de produtos.”

É preciso convencer o consumidor, por isso certifique-se de que o conteúdo que lhes está a oferecer vale a pena o esforço.

7. Testá-lo!

Assim que tiver o produto final, certifique-se de testar o QR code, utilizando diferentes smartphones e aplicativos de leitor a partir de uma variedade de ângulos e distâncias.

8. Segui-lo

Tal como acontece com todas as novas tecnologias, é essencial monitorizar como é que os utilizadores interagem com os QR codes , para que esses dados possam ser utilizados em campanhas futuras.

Se utilizar, por exemplo, o Google Analytics, pode criar um URL personalizado da campanha para ter acesso às estatísticas das pessoas que scanearam o seu QR code, ou pode ainda utilizar o serviço de monitorização do bitly.