Os 4 passos importantes para obter uma Campanha QR Code de sucesso

0 Posted by - 19 de Setembro de 2013 - Mobile, Opinions

Os QR Codes podem ser facilmente integrados em práticas atuais de Marketing, de forma a facilitar o acesso a diversas informações por parte dos utilizadores de Smartphones.

QRCode Cemusatec

1º Passo – Planear uma campanha QR Code de sucesso

  • Definir objetivos claros (obter contactos para listas de e-mail, aumentar Likes no Facebook, aumentar subscrições no blog);
  • Associar incentivos úteis para criar junto do consumidor a necessidade de fazer scan (vouchers, ganhar prémios, acesso a conteúdos exclusivos, etc.);
  • Compreender as necessidades do público alvo;

2º Passo – Criar QR Codes de qualidade e testá-los

As melhores práticas para maximizar o sucesso das campanhas com QR Codes:

  • Testar os seus QR Codes com vários leitores e dispositivos;
  • Evitar a utilização de cores que não oferecem suficiente contraste, um problema potencial com os QR Codes;
  • Evitar a utilização de QR Codes em superfícies que possam fazer reflexos;
  • Verificar o local onde os QR Codes vão ser colocados (Por exemplo, a colocação de um QR Code num local onde não exista internet só terá um impacto negativo para a marca uma vez que os consumidores não vão conseguir aceder ao conteúdo);
  • Utilizar um “gerador” de QR Code de qualidade;
  • Utilizar um leitor de QR Code de qualidade;

 

QRCode Cemusatec Facebook

 

3º Passo – “Linkar” os QR Codes para sites “mobile-friendly” ou sites otimizados para Smartphones

O erro mais comum cometido pelos Marketers com os QR Codes é direciona-los para sites que não são “mobile–friendly”. Pior ainda é ter um QR Code direcionado para um site feito em Flash, que não é suportado pelos dispositivos iOS ( iPhones e iPads ), que correspondem a quase 50% dos utilizadores de Smatphones por todo o mundo .

Aqui estão considerações adicionais para construir um site móvel :

  • Criar o site em torno da experiência possivelmente desejada pelo utilizador;
  • Imagens menores e cores sólidas carregam mais rapidamente;
  • Tamanho de links e botões para serem “touch- friendly”;
  • Testar com os vários dispositivos iOS, Android, Windows Phone e Blackberry;

 

4º Passo – Obter estatísticas e relatórios referentes à utilização do QR Codes

Os QR Codes podem atualmente localizar dados básicos como numero de Scans, as cidades onde houve uma maior afluência à campanha em questão e onde foram feitos mais Scans do QR Code, entre outras.
A maioria das plataformas que permitem obter estatísticas destes serviços são gratuitos mas para uma utilização limitada.